Bem Vindo

Um espaço para troca de experiências, reflexões, dúvidas referentes ao universo dinâmico e surpreendente do inconsciente.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Você Ama?

Você ama a pessoa que está com você? Ou melhor, o seu marido, namorado, companheiro, amigo, enfim o outro que compartilha da sua convivência, da sua vida. Como você sabe que o seu sentimento é o amor, em vez da posse, da vaidade, do orgulho? Será que sabe???


Para responder esta questão, penso ser imprescendível primeiramente lhe indagar introspectivamente: "Eu me amo? Eu me gosto? Gosto da minha companhia? Sou o meu melhor amigo?" Se conseguiu responder "sim" para todas estas perguntas, então você definitivamente ama o outro. Caso contrário, é bom reavaliar o seu entendimento sobre o sentimento de amar.


Basta tentar entender que só podemos dar o que temos, só fornecemos, portanto, amor, compreensão, amizade, carinho, se também oferecemos estes sentimentos e atos a nós próprios. Você dá ou empresta dinheiro sem ter? Claro que não. O mesmo ocorre com os sentimentos. Se é uma pessoa benevolente, amável, flexível, consigo mesmo, capaz de se desculpar dos erros que comete, então fatalmente será assim que também se relacionará com o outro. Caso contrário, sendo auto crítico, duro, exigente consigo, este modelo repetirá nas suas relações, já que é o que você tem e conhece muito bem.


Assim, engana-se a pessoa que acredita amar sem se amar, gostar sem se gostar, cuidar sem se cuidar, pois estes sentimentos e atitudes ela não tem e não se fornece, logo também não conseguirá dar ao outro. A pergunta: "Eu me amo?" é vital para amar alguém.


Engana-se também aquele que pensa ser egoísta, individualista se afirmar que se ama, que cuida de si e que se olha primeiramente. Na verdade, é preciso realmente esta dose de egoísmo para se amar, uma dose saudável, necessária até para a sobrevivência, pois se você não comer, não dormir, não cuidar da dor física que está sentindo devido algum mal estar, ou doença, você morreria, não é???


Então, você tem se amado, tem mergulhado seriamente nesta questão, nesta introspecção? Você hoje, se ama?