Bem Vindo

Um espaço para troca de experiências, reflexões, dúvidas referentes ao universo dinâmico e surpreendente do inconsciente.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Um Resumo Sobre O Surgimento da Psicanálise.

A psicanálise foi fundada pelo médico austríaco Sigmund Freud, que a partir da sua experiência frustrada com a hipnose, percebeu que o sujeito possuía uma instância psíquica, além do consciente, de difícil acesso responsável pelos sintomas e males que o acometiam, sendo denominado de inconsciente.


O sujeito com a hipnose obtinha a extinção do sintoma, mas tempo depois este sintoma retornava ou até se convertia em outro sintoma. Portanto, não havia alcançado a cura. Freud, percebeu que para extinguir um sintoma fazia-se necessário conhecer a origem dele, o que causou o seu surgimento. Precisava de um trabalho mais minucioso, como de um arqueólogo, que ao encontrar restos mortais de um animal pré- histórico realiza todo um mapeamento e estudo da história daquela peça encontrada. Assim, é o trabalho do analista que ao reconhecer que o sujeito não se reduz apenas ao concreto, ao palpável, não é uma máquina , respondendo de forma mecânica e lógica aos estímulos externos, mas que existe algo interno além do racional, do lógico, do temporal que comanda e rege muitas vezes a nossa vida, os nossos atos, emoções, fala, relações e inclusive doenças, que é inconsciente.

5 comentários:

  1. Sou estudante de psicologia e adorei o seu resumo, parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada.
    Bom saber que gostou. Espero poder contribuir mais.

    ResponderExcluir
  3. Desculpa, mas não foi Freud quem fundou a psicanálise. Josef Breuer e Charcot já haviam desenvolvido métodos de trabalhos que depois foram utilizados e alguns "aperfeiçoados" por Freud. Ana O era paciente de Breuer, o qual passou o caso para Freud por ter se apaixonado por ela. Charcot já utilizava a técnica da hipnose... Com certeza Freud é o grande nome da Psicanálise e da Psicologia em si, mas não o fundador....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível como quem não tem conhecimento fica falando coisas que não sabe..
      A hipnose não faz parte da psicanálise!

      Excluir