Bem Vindo

Um espaço para troca de experiências, reflexões, dúvidas referentes ao universo dinâmico e surpreendente do inconsciente.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O Que Nos Mantém Ligado a Alguém?

Nossas relações são constituídas por identificações. Desde os nossos primórdios nos identificamos com os nossos pais, ou com uma outra figura cuidadora embutida desta função. Percebemos, identificamos traços, manias, jeitos, gestos, semelhantes e as vezes idênticos dos filhos com os pais, ou avós, tios. Muitas das vezes, esta identificação é transmitida por geração, pelo código genético, como um olhar, uma mexida na boca, ou no nariz, assim tal qual o avô, ou bisavô falecido.


Vamos nos moldando, nos construindo através desta herança e da relação que estipulamos com as pessoas que nos rodeiam. E parece interminável este molde, esta criação, este desenvolvimento, pois permanecemos nos construindo até a fase adulta, através das nossas amizades e relação amorosa com namorado(a), marido, ou esposa, até retornar ao começo com os nossos próprios filhos.


O fato é que muitas vezes escuto a seguinte indagação: "O que me prende a esta pessoa? Porque não consigo sair desta relação que me machuca, que me faz sofrer?" Costumamos responder estas questões implicando a pessoa nesta dificuldade de romper a relação, portanto, por conveniência nossa, por não querermos assumir a parcela de culpa nesta escolha que fizemos de relação, acreditamos que o outro é inteiramente responsável pelo mal que nos acomete.

Na verdade identificamos no outro o que já existe em nós mesmos, o que conhecemos e gostamos, caso contrário, não nos identificaríamos. Assim como não faz o menor sentido, buscando uma explicação racional, mantermos uma relação que é baseada num controle e ciúme excessivo por parte do outro, caso não nos fosse muito conhecido estas características em nós. Duro ter que encarar esta verdade!!! Mas somente assim, poderemos realmente fazer algo de bom para nós mesmos, para a nossa vida.


Pense bem...... Se o seu marido, ou esposa é ciumento, possessivo, controlador, e lhe incomoda com as obsessões, perseguições e você ainda mantém a relação não conseguindo se desvincular, pergunte para si mesmo o porquê? Reflita internamente se há algum destes aspectos que também mantêm, mas como estão sendo identificados no seu parceiro, você não precisa manifestar e encarar como pertencendo a você também. Caso negue este pensamento, então pense que não faz sentido manter algo que não gosta, repudia, ou lhe faz mal. Será que você permanecerá comendo uma comida de que não gosta, ou repudia? Pode comê-la num momento ou outro, mas com certeza não comerá com frequência.

Vamos começar a nos conhecer melhor???

Um comentário:

  1. MAGNIFICA POSTAGEM. VIVEMOS O TEMPO TODO TENTANDO FUGIR DO QUE NOSSO INCONSCIENTE INSESANTEMENTE TENTA NOS REVELAR, NEGAMOS E FUGIMOS, SEM NOS DAR CONTA DA IMPOSSIBILIDADE DESSA FUGA, E Q NO MOMENTO CERTO, NOSSO MOMENTO TUDO SE REVELARÁ.

    ResponderExcluir