Bem Vindo

Um espaço para troca de experiências, reflexões, dúvidas referentes ao universo dinâmico e surpreendente do inconsciente.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Qual a Idade para Ingressar na Creche?

A princípio não existe uma regra, ou um consenso acerca da melhor idade para a creche, mas sim um aparato psicanalítico que julga ser mais conveniente e melhor para a criança permanecer o máximo que possível no seu ambiente familiar.


Alguns teóricos psicanalíticos infantis acreditam na importância do ambiente no desenvolvimento emocional infantil. Winnicott o fundador desta idéia afirmava que o ambiente compreendido como a mãe, o pai, a família, um cuidador da criança é responsável pela melhor qualidade de vida do bebê, assim como pela sua estrutura psíquica saudável. Entende-se como um ambiente "suficientemente bom" o que comporta afeto, amor, proteção, oferecendo compreensão, entendimento e satisfação da demanda do bebê.


Nos dias atuais com a necessidade pessoal e profissional da mãe, há uma urgência em buscar um local cuidador para o bebê, ou por falta de uma pessoa substituta ou por delegar maior confiança num outro espaço, acreditando ser um estimulador do social e do desenvolvimento psicomotor da criança (pensamentos aliviadores da culpa sentida pela mãe). Estas estimulações podem ser adquiridas perfeitamente no seu ambiente familiar, como oferecendo brinquedos, brincando junto, passeando em parques, praças que possuem  determinado contingente de outros bebês e crianças, portanto havendo socialização.


Por experiência pessoal e possibilidade para tal, minha filha ingressou na creche após completar um ano de idade, devido a falta de um cuidador em casa. Caso contrário, a ingressaria mais tarde direto à escola. Mas como mencionei, o que entra em jogo no momento é a necessidade particular e individual de cada mãe. Há mães que ingressam os seus bebês com meses em creches, outras, podem esperar um maior amadurecimento do filho para tal, que considero ser o mais adequado.


Enfim, não há "contra-indicação" de bebês de tenros meses ingressarem na creche, afinal a particularidade da personalidade de cada bebê é que rege também com a interação do ambiente externo. Portanto haverá bebê que se desenvolverá adequadamente bem emocionalmente com a sua permanência "precoce" na creche, e já outro que sentirá posteriormente a sua retirada do seu ambiente familiar.

Um comentário:

  1. Seria legal você escrever um pouco sobre o retorno das mães ao trabalho. Queria um pouco, discutir sobre isso, desabafar.... rs
    Obrigada.

    ResponderExcluir