Bem Vindo

Um espaço para troca de experiências, reflexões, dúvidas referentes ao universo dinâmico e surpreendente do inconsciente.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sobre o Blog:

Senti a necessidade de esclarecer melhor a intenção do surgimento deste blog, já que percebi o seu caráter multifacetado. Iniciei abordando a origem da psicanálise, a sua teoria, prática, e depois acrescentei o assunto "mãe de primeira viagem", o que pode gerar algumas confusões da intenção do blog.


A idéia original era apenas descorrer sobre a psicanálise, mas percebi a necessidade pessoal de explorar o campo maternidade dentro de um aspecto psicanalítico, compreendendo que uma vivência pode ser complementar a outra. Meus maiores interesses no momento abarcam estes dois universos, não significando a inexistência de abrir discussões para outras temáticas, dentro da psicanálise. A intenção se torna esta, a medida que também surjam outros interesses.


Dentro de uma particularidade e individualidade a maternidade é muito beneficiada e melhor compreendida neste aspecto subjetivo, psicológico, emocional, pois os sentimentos desconhecidos conscientemente por nós contaminam frequentemente a nossa vida pessoal, familiar, profissional, educacional e social. A importância de nos conhecermos verdadeiramente, realmente, tomando posse do nosso eu que não apenas se manifesta no mundo externo, mas que inclusive participa e se localiza também em nosso interior, no mundo interno e desconhecido até então.


Assim como ainda há muito que estudar e conhecer acerca do funcionamento do cérebro, pois apenas tomamos posse de uma parte dele, assim é com o nosso "eu", ego, que há muito para explorar e penetrar, nos auxiliando numa melhor qualidade de vida, numa maior posse de nós mesmos, causando um maior domínio e controle dos nossos impulsos, sentimentos, comportamentos que porventura nos desagradam, nos impedem que sejamos mais felizes e realizados pessoalmente.


Penso na importância da psicanálise em nossa vida em geral, seja enquanto mães, filhas, mulheres, esposas, amantes, profissionais, assim sem exclusão, aos homens também que na modernidade podem realizar múltiplas funções em suas vidas, ou pela necessidade de ajudar a esposa em casa, ou por serem pais solteiros, ou viúvos, ou separados, apesar de um número ainda pequeno destas situações.


A psicanálise é para todos sem excessão, assim como o seu interesse, exploração, estudo, conhecimento é amplo em seu universo. Portanto abordo no momento a mãe, o bebê, o filho, como posso incluir, o pai, a criança, a família, a educação escolar e/ou familiar, a amizade, a separação, a formação de novas famílias, a sociedade, o indivíduo, e por aí vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário