Bem Vindo

Um espaço para troca de experiências, reflexões, dúvidas referentes ao universo dinâmico e surpreendente do inconsciente.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dúvidas frequentes:

-"Mas é impossível fazer análise!!! Não tenho dinheiro, é muito caro!!!!"
Existem as associações psicanalíticas que são sociedades aonde forma os profissionais em futuros psicanalistas. Nestas, possuem o departamento de clínica social que oferece atendimento a preços populares. O tratamento é realizado por estes profissionais em formação. Portanto é possível, financeiramente falando, fazer uma análise.
- "Mas é muito demorado. Quero uma solução rápida, uma resposta para os meus problemas, não quero ficar sofrendo....."
Bom, sendo assim, você precisa de um padre,uma rezadeira, ou uma vidente que promete" trazer a pessoa amada em três dias". Lamento informar que não existem milagres, nem curas rápidas, instantâneas para o sofrimento,  uma doença, ou um mal estar. Se fosse assim, todos estaríamos felizes, saltitantes, de bem com a vida e sem dor, sem culpa, nem problemas. Nenhuma terapia baseada nos preceitos éticos pode prometer "cura" em pouco tempo, e sem sofrimento. Você já viu uma ferida cicatrizar no mesmo dia? ou até mesmo sem cuidados médicos? Para cuidar da ferida, você ainda vai sentir um pouco de dor no início do tratamento, depois ser curada. Caso contrário, a ferida pode infeccionar, acarretando um prejuízo maior.
Se o físico tem seus limites e tempo para ser restabelecido, porque o mental não teria??? Você fala para a ferida: "vamos logo, cicatriza logo, porque não quero sofrer mais, não estou afim de esperar...!!!" Bom, você vai me perguntar: "Tenho que sofrer para ficar curada, para me sentir melhor? que é isso? não vale a pena!!!! já estou sofrendo!!!! você é louca??" Lhe pergunto: existe mudança sem sofrimento? melhora sem dor? Se pensarmos que para ocorrer mudança é necessário fazer escolhas, e assim, abrir mão de algo em função de outra coisa, vejo ser difícil não sofrer, não ter dor. A dor maior  é abrirmos mão do nosso narcisismo, dos nossos impulsos, desejos, em função de convivermos em sociedade, em prol das relações. Se não tivermos limites, se não reprimimos os nossos impulsos, instintos, não viveremos em sociedade, não nos relacionamos. Portanto, a dor maior é a narcísica, que já vivemos. A psicanálise auxilia no saber conviver e lidar com esta dor, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Um comentário:

  1. http://nitidoedenso.blogspot.com.br/2012/06/interludio-uma-encruzilhada-no-desejo.html

    ResponderExcluir