Bem Vindo

Um espaço para troca de experiências, reflexões, dúvidas referentes ao universo dinâmico e surpreendente do inconsciente.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Estipular Regras ou Não?

Uma questão muito presente na nossa vida de mães de primeira viagem: Devo impor horários, para o meu bebê mamar? Mas ele está dormindo muito! tenho que acordá-lo para mamar?


Pesquisei um pouco sobre o assunto, que parece ser muito controverso entre os profissionais da área. Uns são muito inflexíveis com esta questão, outros, já nem tanto. Parece que a real questão apresentada por detrás do horário da mamada é: Preciso dormir!!!! Não durmo à noite, pois o meu bebê acorda para mamar. Não vou deixá-lo dormir durante o dia para dormir à noite.


Todo recém-nascido não dorme à noite, portanto, mantê-lo em vigília durante o dia não surtirá o efeito que deseja. O mundo interno do bebê é muito caótico, desorganizado, necessitando de um período para se estruturar, se organizar, compreender regra, horário. O bebê mamará em espaços curtos por sentir fome, e caso esteja dormindo um período maior, está com sono. O momento resulta. em dois instintos: o de fome, e o de sono.


As regras impostas neste início de vida, não são implacáveis em estabelecer futuras noites sossegadas, já que não moldam o bebê num boneco sem vida que a criança o põe para dormir, oferece papinha, o coloca no troninho, introduz a injeção quando ele está doente, a todo instante que se deseja. Brincávamos de boneca enquanto filhas e tudo corria em perfeito estado de ordem, tínhamos todo o controle da situação. Agora somos mães com os nossos filhos, uma realidade imprevisível e incontrolável muitas vezes.


Os limites são mais aceitáveis com o bebê maior, mais adaptado, mais adequado a sua nova condição de vida, de realidade, podendo assim, neste momento, substituir o dia pela noite. A mãe intervém interagindo, ocupando, distraindo o filho durante o dia para cansá-lo à noite. Estipula horários para a mamada, para a papinha, o descanso pelo menos uma hora no dia, o entretenimento, o dormir à noite. Assim, consegue-se um resultado melhor e mais produtivo. Existem ainda fatores diversos,  internos ou externos, causadores de uma noite mais agitada que podem ser: fatores hereditários, mãe, pai, ou outro ente, com distúrbio do sono; fatores da personalidade do próprio bebê; fatores externos como barulho, claridade, ambiente hostil, inseguro, e muito mais.


Portanto não tente encaixar o seu filho num molde de regras, de normas estabelecidos que visam encontrar respostas curtas, práticas, fáceis para a angústia sentida pela mãe. O desencontro inicial, os erros, o desespero, o cansaço, a insegurança, o medo, são perfeitamente "encaixáveis" neste momento, para assim conseguir criar um compasso no encontro mãe-filho.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário