Bem Vindo

Um espaço para troca de experiências, reflexões, dúvidas referentes ao universo dinâmico e surpreendente do inconsciente.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Porque a Psicanálise?

Todas as abordagens psicoterápicas têm o seu valor, mas creio na Psicanálise como a  mais completa e integradora na busca de uma melhor qualidade de vida do sujeito, analisando todo o seu complemento. Pretende retornar a busca ao amor a si mesmo favorecendo o amor ao outro, pelo viés da compreensão, entendimento acerca da natureza humana.


Na contemporaneidade pode parecer um tanto quanto distante da realidade o seu método empregado com frequências de encontros maiores, dificultando o seu acesso devido a globalização, a exigência do mercado de trabalho, da competição e da própria dificuldade pessoal interna para tal. Num mundo tão corrido, mercantilista, consumista em que vivemos atualmente, pouco resta tempo e disponibilidade para um auto conhecimento, e consequentemente uma saúde.


A Psicanálise reconhece o sujeito pertencente ao mundo em que vive, com uma construção do olhar introspectivo, reflexivo do eu  reconhecendo também a existência do outro, a minha participação na vida e ao meu redor, com minha família, amigos, ambiente. Acredita na responsabilidade do indivíduo no gerenciar  suas escolhas, seus comportamentos, relacionamentos. A culpabilidade parental não é predominante nas tomadas de decisão do sujeito, na sua maneira de funcionar que está inteiramente relacionado na sua própria característica e personalidade única inata.


O maior número de frequência das sessões estipula-se na diminuição das resistências do indivíduo, facilitando o maior acesso ao seu mundo interno tão participativo e causador dos males que lhe aflinge. Muito similar a um casamento, aonde o par encontra-se diariamente possibilitando o aparecimento do verdadeiro "eu" mascarado em encontros eventuais e responsável por conflitos conjugais. A terapia com poucos encontros, é um namoro que se inicia entorpecido pelo calor da paixão, que ao decorrer um determinado tempo se esgota para um enlace maior, verdadeiro, ou no seu findar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário