Bem Vindo

Um espaço para troca de experiências, reflexões, dúvidas referentes ao universo dinâmico e surpreendente do inconsciente.

domingo, 3 de abril de 2011

Preocupações Maternas:

Com a introdução da maternidade um novo horizonte surge carregado de emoção, felicidade e também preocupações, inseguranças. Parece que a partir deste momento nunca mais alcançará um descanso, um momento de tranquilidade, de independência. Todas as etapas do filho são acompanhadas por uma satisfação, realização, conquista, mas em contrapartida um receio e preocupação constante com o seu desenvolvimento dito normal.


Normalmente a mãe tem a tendência pela comparação com uma outra criança do seu vínculo familiar ou social. Observa-se atentamente e detalhadamente o outro filho que já engatinha, ou já fala "mamãe, papai", enquanto o seu filho ainda está "apenas" sentando. Digo assim, pois neste momento tende-se a minimizar a conquista alcançada, pelo enfoque no outro, por esta valorização, pela competição interna que empregamos muitas vezes sem esta consciência.


Cada criança possui o seu desenvolvimento, a sua fase, o seu tempo, umas são mais expansivas e portanto mais falantes, outras são mais introspectivas consequentemente mais quietas, sem a qualificação do normal e do anormal. O que entra em jogo é a nossa expectativa e ansiedade em torno do filho, o que pode em alguns momentos interferir e prejudicar o seu individualismo. A criança sente a "cobrança" da mãe tornando-se ansiosa e angustiada por não conseguir satisfazê-la e assim perder o seu amor.


Precisamos saber respeitar e tolerar o momento do nosso filho, ajudando-o com suas dificuldades, olhando-o como um ser independente, não tão semelhante ao outro, aceitando suas características, qualidades e defeitos, assim como a sua fase para ficar ereto, andar, comer sozinho, falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário